- Prof. Carlos Martins - e-mail: carlosmartins.letras@gmail.com*Material pesquisado na internet.Questão 1Encontra-se em evidência fragmentos de duas letras musicais. Analise-as, e em seguida responda ao que se pede:
Admirável Chip Novo
Pitty
[...]
Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluído em lugar de articulação Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado
Mas lá vem eles novamente
E eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva
[...]Se eu não te amasse tanto assim
Ivete Sangalo
[...]
Se eu não te amasse tanto assim
Talvez perdesse os sonhos
Dentro de mim
E vivesse na escuridão
Se eu não te amasse tanto assim
Talvez não visse flores
Por onde eu vim
Dentro do meu coração
Hoje eu sei
Eu te amei
No vento de um temporal
Mas fui mais
Muito além
Do tempo do vendaval
Nos desejos
Num beijo
Que eu jamais provei igual
E as estrelas dão um sinal
[...]
a – Em relação à música da cantora Pitty , qual a conclusão a que chegamos em relação aos verbos identificados no refrão?
b- Feita uma análise quanto à mensagem (discurso), há uma crítica social presente na mesma? Justique.
c- Idem à questão referente à letra “a” , estabeleça uma comparação entre as duas estrofes pertencentes à música de Ivete Sangalo e aponte a diferença em relação aos verbos, levando em consideração o tempo por eles representado. - Com base nas frases expostas, aponte verdadeiro ou falso para as afirmações que a elas se referem. No caso de falsa, apresente a justificativa verdadeira.
I – Quando eram crianças, Paulo e Rafaela viviam em Recife.
II – Quando era criança, Rafaela brigava com os amigos.
III – Quando era criança, Paulo vivia brigando com os amigos.
a – Eram é forma verbal de um verbo regular.
b – Viver tem o mesmo valor significativo tanto em I quanto em III.
c – Paulo era mais briguento que Rafaela.
d – Nas três frases ocorrem formas verbais no pretérito imperfeito.
e – Somente em uma das frases ocorre uma locução verbal. - Questão 3Analise o contexto, empregando de forma adequada os verbos entre os parênteses:
a – Você precisa estudar, antes que ------------- tarde demais (ser).
b – É preciso que nós ------------- coragem para enfrentar a situação (ter).
c – Se você ------------- carona até a cidade, chegaria a tempo de trabalhar (conseguir).
d – Quando o professor ---------- nossos trabalhos, fará elogios (ver).
e – Gostaria que você ----------- que não estou magoada com o que aconteceu (saber). - Questão 4(UFF-RJ) Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais em destaque:
“Ao chegar da fazenda, espero que já tenha terminado a festa.”
a – futuro do subjuntivo, pretérito perfeito do indicativo
b – infinitivo, presente do subjuntivo
c – futuro do subjuntivo, presente do subjuntivo
d – infinitivo, pretérito imperfeito do subjuntivo
e – infinitivo, pretérito perfeito do subjuntivover resposta - Questão 5Interprete a anedota em pauta, apontando as formas verbais, indicando seu respectivo tempo e modo:
O restaurante estava imundo. O freguês, revoltado, mandou chamar o gerente:
- Por que vocês não fazem guerra às moscas neste restaurante?
E o gerente respondeu:
- Já fizemos, mas as moscas venceram.
sexta-feira, 9 de março de 2012
Atividade Complementar Sobre os Tempos Verbais*
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Caros alunos,
ResponderExcluirCopiem essa atividade e em seguida respondam. No nosso próximo encontro iremos corrigi-la.
Carlos Martins